quinta-feira, 29 de março de 2012

A Importância do Voto - Resenha temática


Que País É Esse?
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papeis e documentos fieis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo se foi
Piada no exterior
Mas o Brasil vai fica rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?

                Tanto charge quanto a musica de Legião Urbana, falam sobre um tema polêmico e complexo: a política.
            A charge extraída do site: http://chargesdobenett.zip.net, afirma que a maior arma do eleitor é o voto, porém no quadro seguinte ilustra um senhor na sala de sua casa assistindo televisão e ao começar o programa eleitoral: “interrompemos a programação para a transmissão do horário eleitoral” ele desliga a televisão: “Gr... >:< Puf!, demonstrando a sua indiferença ao assunto tão importante na nossa sociedade.
            Enquanto que a música “Que pai é esse?” de Legião Urbana, escrita por Renato Russo, relata a sujeirada do nosso país, fala do desrespeito a Constituição, do sangue derramado manchando os papeis e documentos ao descanso do patrão, mas todos acreditam no futuro da nação. Embora lançada em 1987, infelizmente permanece tão atual nos dias de hoje.
            Diante da lastimável situação relatada na música, concluirmos que nós, eleitores, somos os responsáveis por esta situação e somente nós, eleitores, podemos modificar esta triste realidade. Mas como? Só através do voto eleitoral.
            Pode até ser repetitório, mas o voto é um direito de todos nós. Lutamos tanto para adquirir este direito e hoje não damos a real importância a ele, não sabemos a força da arma que temos não mãos, como mostra a charge.
Por isso nós, eleitores, devemos conhecer melhor os seus candidatos, precisamos avaliar os planos e projetos para a melhoria da sociedade. Através não só dos horários políticos, mas também dos debates e hoje em dia com a facilidade da internet podemos pesquisar tudo sobre a vida política dos candidatos com muita facilidade.
Enfim, poder de melhorar a sociedade está literalmente em nossas mãos, portanto não abra mão dela, reconheça a poderosa arma que adquirimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário